E se vos disséssemos que o café que bebem todas as manhãs pode acabar num barbecue de uma tarde de verão?
Apresentamos-vos a Ecobean, uma startup que cria soluções de economia circular, e que desenvolveu um projeto em parceria com a PRIO e a Delta Cafés para promover a redução das emissões de dióxido de carbono até 80%.
A ideia surgiu na edição de 2020 do Jump Start, o programa de inovação aberta da PRIO. Aqui a Ecobean ganhou destaque por ser um projeto com os olhos postos num futuro melhor, para além de ter o café como foco, um produto que em Portugal regista um consumo de 34 toneladas por dia.
O processo começa quando paramos para tomar uma bica na bomba de gasolina mais próxima. Os grãos de café são triturados e dão origem a um expresso enquanto nos bastidores vão sendo geradas borras de café que acabam sempre no lixo.
Mas com a Ecobean, o final de um expresso é o início de um mundo mais ecológico e sustentável.
A startup dá uma nova vida às borras do café, recolhendo o desperdício nos postos PRIO e transformando-o depois em briquettes para aqueles barbecues das tardes quentes de verão.
Mas esta história não fica por aqui. E se as borras puderem ser transformadas em cogumelos deliciosos? A Nãm também nos traz uma solução que dá uma nova vida ao desperdício do café, enquanto nos deixa com água na boca (https://nammushroom.com).